6 de maio de 2015

VISITA PARA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMEI PRIMEIROS PASSOS

      


            Na última década, na Educação Infantil, houve uma preocupação em elevar as taxas de acesso em todas as faixas etárias e atender a demanda manifesta. A demanda por vagas veio como decorrência da necessidade das mulheres se profissionalizarem, buscando sua realização também no trabalho; do crescimento no número de mulheres assumindo sustento de sua família; e ainda, da vulnerabilidade de diversas ordens, presente em muitas famílias.
      Pode-se afirmar que o atendimento escolar, na faixa etária de 0 a 3 anos, cresceu em torno de 400% entre 2004 e 2014, o que exigiu a considerável ampliação da rede física de escolas, tanto públicas, quanto privadas, chegando ao término do ano de 2014 com uma taxa em torno de 55,7% da população nesta faixa etária, prioritariamente na Rede Municipal de Ensino. Essa realidade ultrapassa o índice de 50%, previsto no Plano Nacional de Educação, para ser atingido até 2024.
      Cumprida a etapa de oferecer acesso ao número de crianças em processo de escolarização e a ampliação da rede física, nesta próxima década há prioridade no sentido de aperfeiçoar o projeto pedagógico, a formação e a valorização dos profissionais que atuam nessas escolas.
      O Poder Executivo Municipal, preocupado em cumprir a Legislação que impõe como um desafio o aumento de vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos, adequou o prédio das antigas instalações da EMEI Pequeno Lar, no Bairro Vila Nova e criou uma nova escola de educação infantil: a Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos.
      Os Conselheiros do CME/Pbi visitaram as instalações a fim de vistoriar e conhecer o novo espaço, que tem na direção, a professora Patrícia Bresolin.


Nenhum comentário: