30 de dezembro de 2010

Participações do CME/Pbi na Comunidade Panambiense


Durante o ano de 2010 o CME/Pbi se fez representar em diferentes eventos da comunidade, entre eles:

  • 2ª Mostra de Projetos de Concepção em Automação: 17 e 18 de novembro. A 2ª Mostra de Projetos Educacionais de Concepção em Automações apresentou projetos muito bem desenvolvidos pelos alunos dos Cursos Técnicos do Centro Tecnológico do Colégio Evangélico Panambi, orientados por seus professores.




  • Formatura da 50ª Turma de Técnico em Contabilidade do CEP: 26 de novembro de 2010. A solenidade de colação de grau da 50ª Turma do Curso Técnico em Contabilidade aconteceu no Salão Nobre do Colégio Evangélico Panambi. O Curso Técnico em Contabilidade foi criado em 1955, constituindo-se no primeiro curso técnico profissionalizante do Colégio Evangélico Panambi. Muitos foram os alunos que passaram e formaram-se neste curso que foi decisivo para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico do nosso município.

  • Entrega de Títulos de Cidadão Panambiense: 10 de dezembro. Em Sessão Solene foram entregues distinções a onze personalidades que foram "adotados" oficialmente como Panambienses. O Poder Legislativo Municipal outorgou títulos de Cidadãos Panambienses a onze personalidades que aqui se radicaram e prestaram relevantes serviços à comunidade. Entre eles está o nosso Conselheiro professor Gilberto Stolz. Os demais cidadãos são: Eliel Leal de Lima, Valderi da Silva, Darcilo Loebens, Martin Zachow, Olávio José Melchiors, Geni Feller, Vinícius Milton Loguercio, Salvador Monteiro Filho, Olímpio Escher, Valdecir Sovernigo e Paulo Sergio Moreira Rodrigues.

21 de dezembro de 2010

CME/Pbi Visita o IFET Farroupilha

No dia 14 de dezembro, durante a última Reunião Ordinária do ano, os Conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Panambi, estiveram no Instituto Federal Farroupilha para uma visita de cortesia.

Os Conselheiros Ieda, Gilberto, Nair, Fátima, Cleusa e Soni foram recebidos pela equipe do Instituto e tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do estabelecimento, bem como receberam informações sobre os cursos que estão sendo ofertados pelo Governo Federal no Campus Panambi.
A Presidente Ieda Cardos da Silva presenteou a equipe do IFET com um exemplar do Documentário do CME /Pbi, o qual conta com as normatizações exaradas pelo Colegiado até o ano de 2007.

12 de novembro de 2010

I ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME-RS


Aconteceu em Farroupilha, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, o I Encontro Estadual da UNCME-RS, destinado aos conselheiros municipais de educação do Rio Grande do Sul. Mais de 130 municípios participaram do Encontro. Com o tema “Os Desafios da Educação Brasileira e os Conselhos Municipais da Educação”. O evento ocorreu no Clube do Comércio. A primeira palestra foi “Desafios da Educação Brasileira e o Papel da UNCME”, com o palestrante Artur Costa Neto, vice-presidente nacional da instituição e Liege Brusius, presidente da União no Rio Grande do Sul.Na quinta-feira após a aprovação do regimento do encontro aconteceu a palestra “Panorama Atual da UNCME-RS – Avanços e Desafios” com o Coordenador Estadual da UNCME-RS Diego Tormes e o secretário de educação de Não-Me-Toque Darci Bueno da Silva, ex-presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado (FECME-RS). No turno da tarde o assunto foi "Financiamento da Educação”, com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e Bolivar Pasqual, tesoureiro da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) a após a palestra “O Novo Plano Nacional da Educação (PNE)” com a deputada federal Maria do Rosário, e a professora Marisa Sári. Já a noite Liliane Garcez, da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (Seesp – MEC), falou sobre “O AEE e a Política de Educação Especial no Brasil”. Cláudio Luciano Dusik, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Esteio (CME- Esteio), e o jornalista Eduardo Purper discutiram o assunto. Na sexta-feira, ocorreram as discussões e a aprovação da Carta da I Encontro da UNCME-RS. Logo após foi divulgado o Relatório Fiscal e Proposta Orçamentária para 2011. O encerramento aconteceu às 18h.

Texto extraído do site: http://www.uncmers.com.br

O Conselho Municipal de Educação de Panambi foi representado nesse evento por sua Presidente, Conselheira Ieda Cardoso da Silva e pela Conselheira Ivanete de Moura Jacques, Representante do CME/Pbi na Coordenadoria Regional dos Conselhos Municipais de Educação.



11 de novembro de 2010

CME na Abertura do Poncho em Cena



A Conselheira Ieda Cardoso da Silva, Presidente do CME/Pbi, participou da sessão de abertura da 10ª edição do Poncho em Cena- Mostra de Teatro da Escola, evento organizado pela EEEB Poncho Verde, que aconteceu na segunda-feira, e foi seguida da apresentação das peças “A Farsa do Advogado Pathelin” e “Salada Mista”. À tarde, foram apresentadas as peças “Serra dos Órgãos”, “Os Três Piratas” e “Quem Casa, Quer Casa?”..

A Oficina de Teatro da Escola realizou o evento entre os dias 8 e 11 de novembro , no Anfiteatro do Sesi.

A novidade em relação às edições anteriores foi a noite do espetáculo infantil, dirigida a crianças. Nesta noite, as oficinas das crianças apresentaram as peças apresentadas durante a tarde e ainda a “Fa, Fe, Fi Formigas em Ação” .


Outras peças apresentadas nos quatro dias de Poncho em Cena foram “O Alfaiate do Rei” e “A Procissão dos Elefantes”.

A coordenadora do evento, professora Deici Weschenfelder, avaliou como muito positiva a realização do mesmo.


Interação destaca-se no Poncho em Cena
Facilitada pela identificação que os atores têm com o público das apresentações, na maioria das vezes formado também por jovens estudantes, a interação com a plateia tem sido um dos destaques do X Poncho em Cena, assim como ocorre em todas as edições. Aberto no dia 8 de novembro, o espetáculo é promovido pela Oficina de Teatro da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, com o apoio do SESI Panambi e da Karonna, e se estenderá até o dia 11, com todas as apresentações no Anfiteatro do SESI.

As conversas com o público e o retorno que vem dele dão ainda mais brilhantismo às apresentações, que exibem a sincronia existente entre os alunos-atores – como a coordenadora da oficina, Deici Weschenfelder, denomina – e fazem a diversão da plateia.

O aprimoramento das capacidades dos alunos
Mostrando uma variedade de personagens, as peças envolvem criação própria de integrantes da oficina – como “Salada Mista”, apresentada por 11 alunos, que se dividem entre o 8º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio –, textos escritos por dramaturgos, como Roberto Villani, Maria Clara Machado e Tatiana Belinky, e ainda uma história criada pela professora e artista panambiense Nicole Dieter, autora de “Fa, Fe, Fi, Formigas em Ação”. Deici destaca ainda a peça “A Farsa do Advogado Pathelin”, um texto de 1460 cuja autoria nunca foi descoberta, mas que possui uma comicidade imensamente reconhecida. “Este texto foi criado na França e é uma das mais marcantes peças da Idade Média, sendo lembrada até hoje, em função do seu humor”, relata a coordenadora.

Iniciada juntamente com o ano letivo na escola e culminando no Poncho em Cena, a oficina, que é extracurricular e tem 70 integrantes, é formada por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até estudantes do Ensino Médio, sendo dividida em seis grupos, de acordo com as séries. “Nosso objetivo não é revelar atores, e sim dar a vários alunos a oportunidade de ter uma formação diferente. Uma oportunidade para os alunos tímidos se soltarem, para os integrantes perderem o medo de falar em público e aprenderem a usar sua expressão corporal”, conclui Deici.
Texto de Murian Cesca, Extraído do site: http://www.toprevista.com.br/site/ver.php?codigo=6396

28 de outubro de 2010

LANÇAMENTO DO PROJETO UCA

No dia 26 de outubro de 2010, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva organizou um importante e significativo momento: a inauguração do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), projeto pioneiro no município de Panambi.

A solenidade contou com a presença dos alunos, professores e funcionários. Também estiveram prestigiando o momento as seguintes autoridades: Sra. Sandra Corazza Gonçalves, Diretora da EMEF Presidente Costa e Silva; Sr. Miguel Schmidtt-Prym, Prefeito Municipal de Panambi; Sra. Fátima Konrad representando a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Panambi; Sra. Loreni Chaves, Coordenadora de Informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi; Sra. Angela Maria Feldmann Scmidt, Técnica de Informática da EMEF Presidente Costa e Silva; Sra. Ieda Cardoso da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Panambi; Sra. Nara Viviane Graeff, representando a Câmara Municipal de Veradores de Panambi;Sra. Maristela Brizzi, professora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí; Sra. Noemi Huth, Coordenadora de Educação da 36ª. Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí e o Sr. Bruno Sperb, da equipe do LEC/UFRGS.

Prestigiou o evento, ainda, o Sr. Franklin Ferreira e o Sr. Gil Guimarães representando o do Departamento de Tecnologia da Unijuí; a Sra. Solange Molz, representando a Universidade Aberta do Brasil em Panambi; Grupo de Coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Diretores das Escolas Municipais de Panambi e Jornais e Revistas de Panambi.

Informações extraídas do Blog da EMEF Costa e Silva: http://emefcostaesilva.blogspot.com










Resoluções Publicadas












18 de outubro de 2010

V SEMINÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

O 5º Seminário Municipal do Meio Ambiente, realizado de 13 a 16 de outubro, organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, Polo UAB/Panambi e Prefeitura Municipal, teve como tema central "Trabalhando Saberes e possibilidades para Investir, Preservar e Intervir no Meio Ambiente e contou com a participação da comunidade panambiense.
O Conselheiro Gilberto Stloz representou o CME na ocasião, participando da palestra que tratou sobre a Recuperação de Metais valiosos presentes em resíduos tecnológicos e industriais, com o professor da UFSM, Dr. Daniel Assumpção Bertuol.

8 de setembro de 2010

SEMANA DA PÁTRIA

No dia 03 de setembro os Conselheiros do Conselho Municipal de Educação e a Assessora Técnica participaram da Hora Cívica em comemoração aos festejos da Semana da Pátria.

24 de agosto de 2010

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A APAE de Panambi abriu os festejos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma Caminhada realizada na manhã do dia 21 de agosto.
a atividade teve seu ponto alto com uma solenidade realiada na Praça Engenehiro Walter Faulhaber, que contou com a participação dos alunos e seus familiares, profissionais que atuam na Instituição, autoridades e pessoas da comunidade.
A Presidente Ieda cardoso da Silva representou o CME neste evento.





10 de agosto de 2010

FEIRA DO LIVRO "LENDO NO PARQUE"

No dia 04 de agosto aconteceu a solenidade abertura da X Feira do Livro, no Ginásio Municipal. O Conselho Municipal de Educação foi representado pela Presidente Ieda Cardoso da Silva.

Nossa colega, Conselheira Soni, foi escolhida como Patronesse da X Edição da Feira do Livro "Lendo no Parque".
Confira abaixo o perfil da escritora:


Casada com Helio Pereira dos Santos

Mãe de:
· Tamar Mirella
· Tiago Murilo
· Ana Magdala
Pedagoga, Pós-graduada em Gestão Escolar.
É realizada profissionalmente porque ama o que faz. Sempre atuou como educadora e as crianças são sua grande fonte de alegria e motivação para a vida. Acredita que trabalhar com o que se gosta e amar as pessoas faz toda a diferença na busca de uma realização pessoal.

Prioridade em sua vida:
Deus (como Senhor da vida humana e exemplo para todas as ações que busquem a felicidade)
A família (não sabe viver sem estar ligada a ela, todos os dias, em todos os momentos bons ou ruins que venham acontecer). É ela seu porto seguro.

O que lhe faz bem:
Escrever
Hábito adquirido desde a adolescência, como recurso para não estar só. Jeito de “falar” mesmo quando não tem com quem compartilhar a vida. Tão importante quanto alimentar-se ou dormir.
Necessidade para auto analisar-se e “pensar” sobre as situações que se apresentam no cotidiano da existência.

Atividades que são importantes e que gosta muito de fazer:
Estar presente junto daqueles que precisam;
Fotografar
Ler
Passear (sem destino definido; com uma boa companhia ou mesmo, sozinha, para “descansar a cabeça”, conhecer lugares diferentes e fotografar tudo o que é belo)
Ouvir Música

Publicações:
Caminhos (poesias)
Por detrás de Sol (Poesias)
Meu Memorial (Publicação como premiação em Concurso – SMEC, SESI e SESC – Ijuí)
Porções de Bem Quere e Todo dia é dia especial (Participações/Publicações da Associação dos Escritores de Panambi)
Mil Poetas Brasileiros (Participação – Porto Alegre)
Artigos em Jornais locais e regionais.

A professora e escritora Soni de Mello Santos, realizou, numa atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visita aos alunos das Escolas Municipais, com o objetivo de aproximar o escritor do leitor e desenvolver, ainda mais, o gosto e o hábito pela leitura e escrita.

9 de julho de 2010

TRABALHO SÉRIO EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO



Considerando a necessidade de emitir Parecer Prévio sobre a construção do novo prédio da EMEI Raio de Sol, do Bairro Pavão, uma comissão formada pelas Conselheiras Vera Knorr, Soni dos Santos e Cleusa Lander, além da Assessora Angelita, fizeram uma visita à Escola, para conhecer o terreno a ser utilizado para a construção e, posteriormente, fazer a análise da planta baixa elaborada pelo Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal.
Após a visita à EMEI Raio de Sol e, por sugestão de uma das Conselheiras, o grupo visitou também a EMEI Gente Miúda, do Bairro São Jorge, para conhecer a escola e analisar um espaço que foi projetado para atender crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, uma vez que a proposta é de construção de um prédio novo (Várias escolas de Educação Infantil integrantes do sistema Municipal de Ensino são instaladas casas adaptadas).



Depois destas visitas, o grupo ainda se reuniu para elaborar um relatório para apresentar aos demais Conselheiros, o qual, após analisado, originou o Parecer nº 002/2010, que manifesta-se sobre a construção do novo prédio e posteriormente, o Parecer nº 003/2010, que dá Parecer Prévio à construção da EMEI Raio de Sol.
Cabe registrar que devido ao sério trabalho desenvolvido pelos Conselheiros, a proposta de planta baixa para o novo prédio foi reformulada, observando as considerações do Colegiado, e que a planta nova foi considerada muito boa.

18 de maio de 2010

Panambi marcou presença no Seminário Estadual de Educação em Canela

A Presidente do CME, Ieda Cardoso da Silva, a Secretária Municipal de Educação, Elenir Dill Winck e a Coordenadora Pedagógica, Ana Flávia Pavan, representaram Panambi no Seminário Estadual de Educação, em Canela,  de 13 a 15 de maio, juntamente com cerca de 500 secretários e dirigentes municipais de Educação, onde o debate versou sobre as formas e ações que visem a melhoria do sistema público nos Municípios. 
As políticas de valorização do magistério foi o primeiro assunto tratado na manhã da sexta-feira, 14 de maio. O painel, mediado pela secretária municipal de Educação de Imigrante, Edi Fassini, abordou a formação, carreira e remuneração dos professores.
- Temos a preocupação que os professores dominem seus conteúdos porém, isso não basta, eles devem saber a ciência da educação – afirmou a professora da Faculdade de Matemática da PUC/RS, Monica Bertoni dos Santos. Criticou que, na formação dos novos quadros de professores, mesmo ainda considerando os ajustes realizados, ainda prevalece a histórica idéia com pequeno espaço para a formação pedagógica e grande espaço para a área científica.
Monica apresentou pesquisas que apontam o novo perfil dos alunos dos cursos de licenciatura. – Percebemos uma grande mudança no perfil dos alunos – disse. A pesquisa mostra que há precariedade das condições do domínio dos conteúdos. O nível socioeconômico está mais baixo, 73,3% dos alunos são trabalhadores que se sustentam e estudam à noite. Também aponta que 10% são filhos de pais analfabetos. – Temos que investir na formação continuada – aconselhou Monica.
- Onde estão as dificuldades? A partir desta questão, devemos trabalhar e orientar os professores na educação continuada – disse o consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Ricardo Martins, que apresentou o histórico da valorização de planos de carreira e suas diretrizes. – Há uma sucessão de mudanças ao longo dos anos – afirmou.
Depois de várias ações de governos estaduais e municipais contra o novo piso salarial nacional do magistério, de R$ 950,00, determinado pela Lei 11.738/08, o Supremo Tribunal Federal determinou a sua vigência a partir de janeiro de 2009. Também suspendeu a aplicação da revisão da carga horária da jornada de trabalho e a identidade entre piso e rendimento. – Há problemas em relação a atualização do valor do piso devido a inexistência de um valor anual fixo mínimo por aluno – disse Martins, acrescentando que se existem várias possibilidades de reajuste no salário dos professores, algo na lei do piso precisa ser repensada.

 
Sistema Municipal de Ensino: organização e desafios 

 Outro tema do Seminário Estadual de Educação, tratou sobre o Sistema Municipal de Ensino. O painel foi mediado pelo secretário municipal de Educação de Não-me-Toque, Darcy Bueno da Silva.
A conselheira do Conselho Estadual de Educação do RS, Vera Sanchet, apresentou que a autonomia municipal em educação precisa ser assumida. - É uma conquista com responsabilidade e consciência de poder – disse, destacando que o objetivo deve ser sempre a melhoria da qualidade de educação.
Conforme Vera, com a organização do Sistema Municipal de Ensino, os Municípios terão novas incumbências, como a elaboração de normas educacionais complementares e a autorização, credenciamento e suspensão das instituições de ensino municipal de educação básica e instituições privadas de educação infantil. – Em 2010, somente dois Municípios do RS criaram Sistemas Municipais de Ensino. Desde 1997, 228 Municípios gaúchos possuem o SME – disse.
O coordenador estadual da UNCME, Diego Tormes, orientou os participantes para os que secretários municipais não façam parte dos conselhos de Educação e sim, integrantes da comunidade. – O conselheiro é fiscalizador, sendo assim, tem que trabalhar em conjunto com os gestores municipais – disse.
Tormes acrescentou, ainda, que apesar de ter avançado muito no país, o relacionamento, entre gestores municipais e conselheiros, ainda não está adequado. – O Conselho não é legislador, não cria as normas, apenas as aplica – afirmou.
Para a professora do curso de pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Flávia Werle, criar um Sistema Municipal de Educação exige uma mobilização dos gestores e da comunidade. Ressaltou que 45% dos Municípios gaúchos possuem SME. – Com os novos grupos de prefeitos, a cada eleição, verificamos um salto no número de Municípios com SME – apontou.
Conforme Flavia, criar um SME demonstra a importância que o Município dá para a Educação. – É o primeiro passo para aprimorar a qualidade de vida de nossa comunidade – afirmou.
A promoção do Seminário é da FAMURS, com o apoio do Conselho dos Secretários Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (CONSEME-UNDIME/RS), da União Nacional dos Conselhos Municipais/RS (UNCME), e da Confederação Nacional de Municípios.
O evento que encerrou na tarde de sexta-feira contou, ainda,  com a seguinte programação:

14 de maio de 2010
13h30– Desafios da aprendizagem: currículos e sistema de avaliação
Palestrantes: Guiomar Namo de Mello – Consultora em educação, de São Paulo
Lina Kátia Mesquita de Oliveira – Coordenadora da Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF
Sonia Balzano – Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

15h30– Educação Especial: inclusão, financiamento e recursos humanos
Palestrantes: Dorival Adair Fleck – Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
Marilene Cardoso – Professora das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT


23 de abril de 2010

Escolha da Mesa Diretora do CME



O CME escolheu no dia 11 de abril a Mesa Diretora para o período 2010/2012.


A conselheira Ieda Cardoso da Silva foi escolhida por unanimidade de seus pares para a função de Presidente, que terá como vice-presidente o conselheiro Gilberto Stolz.

Conselheiros do CME 2010

Em Reunião estraordinária, realizada no auditório do Polo da UAB/Panambi, acontenceu no dia 30 de abril a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Panambi.
Em decorrência do término do mandato de alguns membros, o Poder executivo ouviu as entidades que indicam nomes para a composição deste conselho e, com a presença do Vice-Prefeito, Sr, José Luiz de Mello Almeida e da Representante da Secretária da Educação, Ligia Kublik, empossou os seguintes membros para um mandato de quatro anos, de 2010 a 2014.


Foram empossados os seguintes Conselheiros para o mandatos de 2010 a 2014:

Titular: Fatima Marlene Bonilla Konrad
Suplente: Gonçalina Stahlhöfer
Titular: Ieda Cardoso da Silva
Suplente: Ari Roque Adams
Titular: Gilberto Stolz
Suplente: Erni Volbrecht
Titular:Soni dos Santos
Suplente: Rosane Müller




O quadro do colegiado do CME/Pbi ficou assim:

Poder Executivo

Titular - Vera Knorr
Suplente - Iria Markus Schmidt
Mandato: Março/2012

Titular: Fátima Marlene Bonilla Konrad
Suplente: Gonçalina Stahlhofer
Mandato: Março/2014

Ensino Fundamental no Ensino Municipal
Titular - Dorilda Paula de Oliveira
Suplente - Márcio José Silveira Mandato: Março/2012

Educação Infantil no Ensino Municipal
Titular – Soni dos Santos
Suplente – Rosane Müller
Mandato: Março/2014

Entidades de Classe e Associações
Titular: Ieda Cardoso da Silva
Suplente: Ari Roque Adams
Mandato: Março/2014

Outros níveis/modalidades de Ensino não contemplados no Sistema Municipal de Ensino/Pbi
Titular - Nair Dill Hinanh
Mandato:Março/2012

Clubes de Serviço da Comunidade
Titular: Gilberto Stolz
Suplente: Erni Volbrecht
Mandato: Março/2014

Instituições de Educação Infantil da Iniciativa Privada
Titular -
Cleusa Terezinha Lander
Mandato: Março/2012

Educação Especial
Titular - Ivanete de Moura Jacques
Suplente - Miriam de Moura Camilio
Mandato: Março/2012

Capacitação constante



O MEC mantém o Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho), que orienta a formação de CMEs e financia programas de capacitação. O serviço é oferecido mediante a criação de uma comissão estadual, reunindo diversos municípios.

Como criar o conselho



O conselho precisa ser criado por lei municipal, que vai definir a composição básica do órgão, o número de membros efetivos e substitutos e os mandatos. Depois da sanção do Executivo, inicia-se o processo de escolha dos membros. Geralmente, a secretaria indica os representantes oficiais e as demais entidades elegem os seus. Todos têm de ser nomeados pelo prefeito. As primeiras sessões são dedicadas à elaboração do regimento interno, que definirá a freqüência de reuniões, a divisão em comissões e a tramitação das decisões.

As escolas do Sistema Municipal de Ensino de Panambi

O Sistema Municipal de Ensino de Panambi é composto pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo Conselho Municipal de Educação, pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e pelas Escolas de Educação Infantil da Iniciativa Privada.
Em Panambi existem dez escolas municipais de Ensino Fundamental, a EMEF Bom Pastor, a EMEF Dona Leopoldina , a EMEF Conrado Doeth, a EMEF Madalena, a EMEF Maurício Cardoso, a EMEF Presidente Costa e Silva, a EMEF Princesa Isabel, a EMEF Rui Barbosa, a EMEF Waldenor Winkler e a EMEF 21 de Abril.
O Município conta também com 9 Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs Bem-me-quer, Raio de Sol, Madre Paula Montal, Amor Perfeito, Pingo de Gente, PQ'Ninos, Gente Miúda, Sonho e Fantasia e Pequeno Lar; e cinco Escolas de Educação Infantil da Rede Privada: Futuro Feliz, Recanto do Pimpolho, Estrelinha Dourada, Sementes do Amanhã e Mundo Mágico.
Todas as escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Panambi tem autorização de funcionamento pelo Conselho Municipal de Educação e obedecem às normatizações emitidas pelo Órgão.