6 de abril de 2012

POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS


A Sessão Plenária Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Panambi, que aconteceu no dia 27 de março de 2012, foi marcada por momentos emocionantes.
Durante a Solenidade, que contou com a presença dos atuais Conselheiros, do Prefeito Municipal, Senhor Miguel Schmitt-Prym, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Senhora Elenir de Fátima Dill Winck, do Presidente do Conselho Municipal do Fundeb-Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica e, também, Conselheiro do CME/Pbi, Senhor Márcio José Silveira, foram empossados os novos membros do Colegiado para um mandato de 4 anos:
·                     Titular: VERA KNORR e Suplente: TEMIA WEHRMANN, representando o Poder Executivo;
·                     Titular: IVANETE DE MOURA JACQUES e Suplente: MÁRCIO JOSÉ SILVEIRA, representando o Ensino Fundamental no Ensino Municipal;
·                     Titular: LÚCIA OLIVEIRA DE ANDRADE e Suplente: MIRIAN DE MOURA CAMILIO, representando a Educação Especial;
·                     Titular: CLARI CONSUELO VELLASQUE LOPES e Suplente: ROMI SCHNEIDER POMINA, representando as Instituições de Educação Infantil da Iniciativa Privada;
·                     Titular: NAIR DILL HINNAH e Suplente: NELSON JOSÉ THESING, representando os outros níveis/modalidades de ensino não contemplados, exclusivamente, pelo Sistema Municipal de Ensino.

Na oportunidade, a Conselheira Ieda Cardoso da Silva, entregou ao Vice-Presidente, Gilberto Stolz, um  pedido de afastamento do cargo de Presidente.
A Conselheira justificou o pedido pelo desejo de dedicar-se a outras atividades, aproveitando melhor sua aposentadoria. Durante a sua fala, Ieda salientou que está à  serviço da Educação de Panambi desde 1963, completando 49 anos de atividades. Nesta trajetória, quase dezoito anos foram dedicados ao Conselho Municipal de Educação de Panambi.
Para o Conselho fica a tarefa de destacar o trabalho incansável da Professora, Assessora Técnica, Secretária e sempre Conselheira, Ieda Cardoso da Silva, que é e sempre será exemplo para todos os membros do Colegiado, pois sua dedicação, envolvimento e desprendimento foram de suma importância, nos estudos, discussões e ações que contribuíram para o bom desenvolvimento das atividades, durante todo o tempo em que o CME/Pbi pode contar com seus trabalhos.
Deixamos aqui o registro do nosso profundo agradecimento.





3 de abril de 2012

UM POUCO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PANAMBI

Durante os festejos do Aniversário de nosso Município, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi, através do Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann, realizou a Exposição "Panambi 57 anos: Um olhar para a Educação".
Esta exposição conta a trajetória da Educação em Panambi desde 1955 até os dias de hoje.
O Conselho Municipal de Educação de Panambi este presente nesta exposição, divulgando um pouco da sua história.

Fica aqui o registro de alguns membros do CME/Pbi, presentes na Abertura do Evento:

Autoridades presentes:


 Texto extraído, na íntegra, do blog do Museu e Arquivo Histórico Panambi, sobre a exposição: 



PANAMBI 57 ANOS: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO

Os festejos de aniversário do Município são uma ótima oportunidade para recordar a história da nossa comunidade. Todos os anos, quando comemoramos o aniversário de emancipação de Panambi, o Museu destaca algum aspecto da história do Município. Neste ano direcionamos este olhar para a história da educação de Panambi, que marcou estes 57 anos de emancipação político-administrativa.
Quando então da posse do Prefeito eleito Walter Faulhaber, Panambi e Condor, necessitavam de um representante para o Ensino Municipal, assim denominado na época. Para coordenar o Ensino de Panambi, foi convidado o professor Bruno Prass, um jovem professor com vários desafios no recém emancipado Município.
Prass atuou também na gestão de Rudolfo Arno Goldhardt. Ainda no mandato de Goldhardt foi empossada, em 1960, a professora Wally Schneider como coordenadora do SEDEP, Serviço de Expansão Descentralizada do Ensino Primário e também responsável pela execução do programa educacional do Governo de Brizola (1959 a 1963), denominado “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”.
No último ano do mandato de Rudolfo Arno Golhardt assumiu como coordenadora do SEDEP a professora Vera Knorr. Com a saída do professor Prass, assumiu como supervisor o professor Romeu Kittel, pois a partir de 1963 o SEDEP passou a ceder uma Coordenadora e um Supervisor, ficando extinto o cargo de Diretor do Ensino Municipal. Estes atuaram também na administração de Rudi Arnoldo Franke e novamente na quarta gestão de Rudolfo Arno Goldhardt.
Em 1974, na administração de Orlando Schneider, a professora Vera Knorr se afastou da coordenação para continuar a sua formação pedagógica. Assumiu então, em fevereiro a coordenação a professora Teresinha Peringer. Devido à demanda, o Departamento de Educação foi dividido em dois setores: Setor da Supervisão e Setor da Administração. O Setor de Supervisão Pedagógica, a cargo da professora Terezinha Peringer, atendia aos professores na parte da Orientação, Fiscalização e Assistência e o Setor da Administração Escolar, a cargo de Werno Lohmann, atendia as necessidades de conservação de prédios, organização de arquivos escolares e assistência ao Círculo de Pais e Mestres.
Ainda no mandato de Orlando Schneider assumiu a coordenadora Marlene de Moura Kuhn, que por vários anos esteve a frente da coordenação do Departamento de Ensino, dando continuidade a este trabalho até a gestão de Hermann Dietrich. Ela encerrou suas atividades de coordenadora no segundo ano do mandato de Orlando Schneider.
Em 1984, no mandato de Orlando I. Schneider assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a professora Mary Léa Simon até 1988.
De 1989 a 1992, no mandato de Delmar Hinnah, assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a professora Vera Knorr.
De 1993 a 1996, no mandato de Miguel Scmhitt-Prym, assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura o professor Ilmo Roque Wathier.
No último semestre de 1996 assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a professora Sofia M Röhle.
De 1997 a 2000, no mandato de Orlando I Schneider, assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a professora Elenir de Fátima Dill Winck.
No mandato de Miguel Schmitt-Prym, de 2001 a 2004, continuou coordenando os trabalhos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura a professora Elenir de Fátima Dill Winck.
De 2005 a 2008, no mandato de Delmar Hinnah, assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a professora Nara Viviane Graeff.
De maio a 10 de junho de 2008 assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a professora Elis Regina Bayer.
Logo após até o final do mandato, dirigiu os trabalhos da Secretaria, o professor André Venturini.
De 2009 a 2012, no mandato de Miguel Schmitt-Prym, assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura a professora Elenir de Fátima Dill Winck.
Atualmente a Secretaria Municipal de Educação e Cultura atende mais de 4000 alunos da rede municipal em nove Escolas Municipais de Educação Infantil e dez Escolas Municipais de Ensino Fundamental.