12 de novembro de 2010

I ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME-RS


Aconteceu em Farroupilha, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, o I Encontro Estadual da UNCME-RS, destinado aos conselheiros municipais de educação do Rio Grande do Sul. Mais de 130 municípios participaram do Encontro. Com o tema “Os Desafios da Educação Brasileira e os Conselhos Municipais da Educação”. O evento ocorreu no Clube do Comércio. A primeira palestra foi “Desafios da Educação Brasileira e o Papel da UNCME”, com o palestrante Artur Costa Neto, vice-presidente nacional da instituição e Liege Brusius, presidente da União no Rio Grande do Sul.Na quinta-feira após a aprovação do regimento do encontro aconteceu a palestra “Panorama Atual da UNCME-RS – Avanços e Desafios” com o Coordenador Estadual da UNCME-RS Diego Tormes e o secretário de educação de Não-Me-Toque Darci Bueno da Silva, ex-presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado (FECME-RS). No turno da tarde o assunto foi "Financiamento da Educação”, com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e Bolivar Pasqual, tesoureiro da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) a após a palestra “O Novo Plano Nacional da Educação (PNE)” com a deputada federal Maria do Rosário, e a professora Marisa Sári. Já a noite Liliane Garcez, da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (Seesp – MEC), falou sobre “O AEE e a Política de Educação Especial no Brasil”. Cláudio Luciano Dusik, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Esteio (CME- Esteio), e o jornalista Eduardo Purper discutiram o assunto. Na sexta-feira, ocorreram as discussões e a aprovação da Carta da I Encontro da UNCME-RS. Logo após foi divulgado o Relatório Fiscal e Proposta Orçamentária para 2011. O encerramento aconteceu às 18h.

Texto extraído do site: http://www.uncmers.com.br

O Conselho Municipal de Educação de Panambi foi representado nesse evento por sua Presidente, Conselheira Ieda Cardoso da Silva e pela Conselheira Ivanete de Moura Jacques, Representante do CME/Pbi na Coordenadoria Regional dos Conselhos Municipais de Educação.



11 de novembro de 2010

CME na Abertura do Poncho em Cena



A Conselheira Ieda Cardoso da Silva, Presidente do CME/Pbi, participou da sessão de abertura da 10ª edição do Poncho em Cena- Mostra de Teatro da Escola, evento organizado pela EEEB Poncho Verde, que aconteceu na segunda-feira, e foi seguida da apresentação das peças “A Farsa do Advogado Pathelin” e “Salada Mista”. À tarde, foram apresentadas as peças “Serra dos Órgãos”, “Os Três Piratas” e “Quem Casa, Quer Casa?”..

A Oficina de Teatro da Escola realizou o evento entre os dias 8 e 11 de novembro , no Anfiteatro do Sesi.

A novidade em relação às edições anteriores foi a noite do espetáculo infantil, dirigida a crianças. Nesta noite, as oficinas das crianças apresentaram as peças apresentadas durante a tarde e ainda a “Fa, Fe, Fi Formigas em Ação” .


Outras peças apresentadas nos quatro dias de Poncho em Cena foram “O Alfaiate do Rei” e “A Procissão dos Elefantes”.

A coordenadora do evento, professora Deici Weschenfelder, avaliou como muito positiva a realização do mesmo.


Interação destaca-se no Poncho em Cena
Facilitada pela identificação que os atores têm com o público das apresentações, na maioria das vezes formado também por jovens estudantes, a interação com a plateia tem sido um dos destaques do X Poncho em Cena, assim como ocorre em todas as edições. Aberto no dia 8 de novembro, o espetáculo é promovido pela Oficina de Teatro da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, com o apoio do SESI Panambi e da Karonna, e se estenderá até o dia 11, com todas as apresentações no Anfiteatro do SESI.

As conversas com o público e o retorno que vem dele dão ainda mais brilhantismo às apresentações, que exibem a sincronia existente entre os alunos-atores – como a coordenadora da oficina, Deici Weschenfelder, denomina – e fazem a diversão da plateia.

O aprimoramento das capacidades dos alunos
Mostrando uma variedade de personagens, as peças envolvem criação própria de integrantes da oficina – como “Salada Mista”, apresentada por 11 alunos, que se dividem entre o 8º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio –, textos escritos por dramaturgos, como Roberto Villani, Maria Clara Machado e Tatiana Belinky, e ainda uma história criada pela professora e artista panambiense Nicole Dieter, autora de “Fa, Fe, Fi, Formigas em Ação”. Deici destaca ainda a peça “A Farsa do Advogado Pathelin”, um texto de 1460 cuja autoria nunca foi descoberta, mas que possui uma comicidade imensamente reconhecida. “Este texto foi criado na França e é uma das mais marcantes peças da Idade Média, sendo lembrada até hoje, em função do seu humor”, relata a coordenadora.

Iniciada juntamente com o ano letivo na escola e culminando no Poncho em Cena, a oficina, que é extracurricular e tem 70 integrantes, é formada por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até estudantes do Ensino Médio, sendo dividida em seis grupos, de acordo com as séries. “Nosso objetivo não é revelar atores, e sim dar a vários alunos a oportunidade de ter uma formação diferente. Uma oportunidade para os alunos tímidos se soltarem, para os integrantes perderem o medo de falar em público e aprenderem a usar sua expressão corporal”, conclui Deici.
Texto de Murian Cesca, Extraído do site: http://www.toprevista.com.br/site/ver.php?codigo=6396