23 de abril de 2010

Escolha da Mesa Diretora do CME



O CME escolheu no dia 11 de abril a Mesa Diretora para o período 2010/2012.


A conselheira Ieda Cardoso da Silva foi escolhida por unanimidade de seus pares para a função de Presidente, que terá como vice-presidente o conselheiro Gilberto Stolz.

Conselheiros do CME 2010

Em Reunião estraordinária, realizada no auditório do Polo da UAB/Panambi, acontenceu no dia 30 de abril a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Panambi.
Em decorrência do término do mandato de alguns membros, o Poder executivo ouviu as entidades que indicam nomes para a composição deste conselho e, com a presença do Vice-Prefeito, Sr, José Luiz de Mello Almeida e da Representante da Secretária da Educação, Ligia Kublik, empossou os seguintes membros para um mandato de quatro anos, de 2010 a 2014.


Foram empossados os seguintes Conselheiros para o mandatos de 2010 a 2014:

Titular: Fatima Marlene Bonilla Konrad
Suplente: Gonçalina Stahlhöfer
Titular: Ieda Cardoso da Silva
Suplente: Ari Roque Adams
Titular: Gilberto Stolz
Suplente: Erni Volbrecht
Titular:Soni dos Santos
Suplente: Rosane Müller




O quadro do colegiado do CME/Pbi ficou assim:

Poder Executivo

Titular - Vera Knorr
Suplente - Iria Markus Schmidt
Mandato: Março/2012

Titular: Fátima Marlene Bonilla Konrad
Suplente: Gonçalina Stahlhofer
Mandato: Março/2014

Ensino Fundamental no Ensino Municipal
Titular - Dorilda Paula de Oliveira
Suplente - Márcio José Silveira Mandato: Março/2012

Educação Infantil no Ensino Municipal
Titular – Soni dos Santos
Suplente – Rosane Müller
Mandato: Março/2014

Entidades de Classe e Associações
Titular: Ieda Cardoso da Silva
Suplente: Ari Roque Adams
Mandato: Março/2014

Outros níveis/modalidades de Ensino não contemplados no Sistema Municipal de Ensino/Pbi
Titular - Nair Dill Hinanh
Mandato:Março/2012

Clubes de Serviço da Comunidade
Titular: Gilberto Stolz
Suplente: Erni Volbrecht
Mandato: Março/2014

Instituições de Educação Infantil da Iniciativa Privada
Titular -
Cleusa Terezinha Lander
Mandato: Março/2012

Educação Especial
Titular - Ivanete de Moura Jacques
Suplente - Miriam de Moura Camilio
Mandato: Março/2012

Capacitação constante



O MEC mantém o Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho), que orienta a formação de CMEs e financia programas de capacitação. O serviço é oferecido mediante a criação de uma comissão estadual, reunindo diversos municípios.

Como criar o conselho



O conselho precisa ser criado por lei municipal, que vai definir a composição básica do órgão, o número de membros efetivos e substitutos e os mandatos. Depois da sanção do Executivo, inicia-se o processo de escolha dos membros. Geralmente, a secretaria indica os representantes oficiais e as demais entidades elegem os seus. Todos têm de ser nomeados pelo prefeito. As primeiras sessões são dedicadas à elaboração do regimento interno, que definirá a freqüência de reuniões, a divisão em comissões e a tramitação das decisões.

As escolas do Sistema Municipal de Ensino de Panambi

O Sistema Municipal de Ensino de Panambi é composto pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo Conselho Municipal de Educação, pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e pelas Escolas de Educação Infantil da Iniciativa Privada.
Em Panambi existem dez escolas municipais de Ensino Fundamental, a EMEF Bom Pastor, a EMEF Dona Leopoldina , a EMEF Conrado Doeth, a EMEF Madalena, a EMEF Maurício Cardoso, a EMEF Presidente Costa e Silva, a EMEF Princesa Isabel, a EMEF Rui Barbosa, a EMEF Waldenor Winkler e a EMEF 21 de Abril.
O Município conta também com 9 Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs Bem-me-quer, Raio de Sol, Madre Paula Montal, Amor Perfeito, Pingo de Gente, PQ'Ninos, Gente Miúda, Sonho e Fantasia e Pequeno Lar; e cinco Escolas de Educação Infantil da Rede Privada: Futuro Feliz, Recanto do Pimpolho, Estrelinha Dourada, Sementes do Amanhã e Mundo Mágico.
Todas as escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Panambi tem autorização de funcionamento pelo Conselho Municipal de Educação e obedecem às normatizações emitidas pelo Órgão.